quinta-feira, 20 de março de 2014

O segredo para emagrecer de maneira saudável

Hoje quero compartilhar um texto do Site Oficial da Dieta Dukan aqui no Brasil.
Uma leitura importante para nos fazer refletir sobre essa atitude de emagrecer, mas com saúde.
#ficaadica


Reeducação alimentarO segredo para emagrecer de maneira saudável

Perder peso sem prejudicar a saúde e ainda conseguir manter a boa forma para o resto da vida só é possível de uma maneira: por meio da reeducação alimentar. Para alcançar uma silhueta esbelta e evitar o terrível efeito sanfona, não adiantam dietas milagrosas nem remédios que auxiliam no emagrecimento, o truque é saber o que, o quanto e quando comer.

Aderir a um programa de reeducação alimentar não significa deixar de consumir todos os pratos dos quais se gosta. Pelo contrário, esse tipo de método consiste na mudança de alguns hábitos alimentares, sem deixar de lado características que fazem parte da cultura do indivíduo.

Além de acrescentar alimentos saudáveis no cardápio, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais, a reeducação ensina que é possível comer de tudo desde que em quantidades equilibradas e no horário certo.

 Como cada organismo apresenta um metabolismo específico e reage de uma maneira particular ao consumo de nutrientes e à queima de calorias, o ideal é que esse programa seja orientado por uma equipe de especialistas. O acompanhamento especializado é fundamental para se chegar à dieta mais adequada e a resultados mais satisfatórios.

Um dos princípios básicos da reeducação alimentar é saber o horário correto de comer. O ideal é ingerir alimentos de qualidade a cada 3 horas. Assim, o apetite passa a ser moderado durante as refeições e o corpo deixa de acumular tanta energia por aprender a não temer longos períodos sem alimentação.

Outra indicação para quem começa um programa alimentar desse tipo é tentar deixar doces, frituras, petiscos e outras guloseimas, assim como bebidas alcoólicas, apenas para ocasiões especiais e em porções pequenas.

Mais uma dica preciosa para quem opta por esse caminho de emagrecimentosaudável é fugir dos cardápios monótonos. Afinal a alimentação ideal, rica em nutrientes, deve ser bastante variada. Outro detalhe importante é tirar o foco das calorias. Quem se baseia unicamente na quantidade de energia consumida quase sempre não atinge a quantidade de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas que o organismo necessita.

É preciso investir também nos líquidos. Eles contribuem para o bom funcionamento do intestino e para a eliminação de toxinas, evitando inchaços. Dar preferência para os alimentos integrais e com menos gordura saturada é mais uma atitude que ajuda no desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis.

Por último, é essencial ser flexível para não se tornar refém da dieta. Entretanto não se deve descuidar da quantidade e convém ficar atento à frequência com que se consome pratos mais pesados.

Vale lembrar ainda que uma boa alimentação não contribui apenas para um corpo mais esbelto, mas também para uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: